Tesouraria / Expansão Patrimonial

“São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também teus desígnios para conosco...”Salmos 40:5. Quatro anos se passaram e temos muito a agradecer a Deus por tantas bênçãos enviadas para o desenvolvimento da missão no território da Associação Catarinense. Nestas poucas páginas, vamos relatar os resultados dos trabalhos realizados nesses anos. Antes porém, queremos expressar nossa gratidão pelo apoio que recebemos de cada membro desta igreja, que se mantém fiel mesmo em meio às adversidades, pois é por meio desta fidelidade que esta igreja avança mais rápido na pregação do Evangelho.

Nossa gratidão aos nossos queridos tesoureiros das mais de 250 igrejas da AC que, voluntariamente, dispõe de seu tempo para com dedicação realizar a tarefa de administrar os recursos de forma integra e correta.

Agradecemos, também, ao nosso irmão Luciano Sanches que esteve atuando frente a este departamento no início deste quadriênio. Expresso minha gratidão também a todo grupo do escritório da Associação Catarinense que desempenha suas atividades com qualidade, cristianismo, dedicação, sempre preocupados em fazer o melhor. Agradeço ao líderes e suas respectivas equipes: às secretárias e a equipe de mídia, aos liderados por Lenilson Valgas pelo excelente atendimento dispensado a todos que visitam nosso escritório; à equipe de engenharia, liderados por Enoch Mello, pela agilidade em atender as necessidades estruturais de nossas igrejas; à equipe de tesouraria de igrejas, liderados por Audrey Durão, pela dedicação e pela competência em atender nossos tesoureiros nos registros das atividades financeiras; à equipe de TI, liderados por Claudeilson Araujo, por manter todos os setores e departamentos da igreja conectados através da tecnologia; a equipe da contabilidade, liderados por Thiago Contri, pelo comprometimento em registrar toda movimentação financeira de forma correta; à equipe de departamento pessoal, liderados por Dionimar Brum, por cuidar bem dos nossos pastores e funcionários para que todos desempenhem suas funções com tranquilidade; à equipe de Sels, liderados por Alexandre Thomaz, por atender e cuidar de nossos colportores motivando-os no avanço deste ministério; à equipe de educação, liderados pelo Eliezer Lemões e pela Profa. Aletheia Bim, pela dedicação e pela eficiência em desenvolver o crescimento da missão através de nossas escolas e à equipe do Catre, liderados por Luka Santos, pelo excelente atendimento e pelo cuidado com nossos irmãos que participam dos eventos que realiza, bem como pela saborosa alimentação que servem.

É um privilégio exercermos nossas atividades contribuindo com a missão de levar o evangelho eterno a todas as pessoas em nosso território. Que Deus nos conduza nesta jornada Até que Ele volte!!

Vamos mencionar aqui algumas das bênçãos recebidas do Senhor no aspecto financeiro. Os dízimos cresceram aproximadamente 25% em relação ao quadriênio anterior e nossas ofertas, em torno de 14% em comparação ao mesmo período. Veja os valores de cada ano nos gráficos a seguir.

O investimento realizado diretamente nas ações evangelísticas como evangelismo público e evangelismo distrital ultrapassaram o montante de nove milhões e quinhentos mil reais nestes quatro anos.


Neste período, adquirimos o canal 28 para transmissão da TV Novo Tempo na grande Florianópolis, bem como a compra do terreno para a construção da Igreja Central de Criciúma, bem como da Escola Adventista. Esses dois investimentos acabaram por deixar nosso resultado negativo nos dois primeiros anos do quadriênio, mas recuperados nos anos seguintes como constatamos neste gráfico.

Nossas escolas são um meio pelo qual muitas famílias têm a oportunidade de conhecer mais acerca do amor de Deus. Neste período, a receita principal que são as mensalidades escolares cresceram ano a ano, comprovando o equilíbrio financeiro deste departamento. Destacamos, ainda, os investimentos realizados neste quadriênio que somam o montante de quarenta milhões de reais. Agradecemos ao apoio da União Sul Brasileira que contribuiu com a Associação Catarinense possibilitando esse investimento.


A New Store, a loja que nos atende com materiais didáticos, livros evangélicos e produtos naturais também teve aumento de vendas neste período e atualmente está com resultado acima dos duzentos mil.




Por fim, um relatório das atividades do CATRE SC. Com atendimento cada vez melhor, nosso CATRE tem crescido em hospedagem e eventos, tendo seu melhor ano em 2019. Neste ano de 2020, sofremos com o impedimento da realização de eventos, mas cremos que após a liberação muitas programações ocorrerão, uma vez que o resultado sempre foi estável, negativando devido a pandemia, pois foram canceladas todas as programações. Nesses quatro anos, foram investidos pouco mais de cinco milhões a fim de que o Catre oferecesse o melhor atendimento aos irmãos que frequentam as dependências.