Secretaria

Até que Ele volte!

Temos muito a agradecer por tudo o que o Senhor realizou nos últimos quatro anos. Assim como os demais departamentos da Associação Catarinense, a Secretaria focou no cuidado e no pastoreio de seus membros. Afinal, não apenas contabilizamos resultados, mas cuidamos de pessoas.

Uma das formas que fizemos isso acontecer foi mediante a classificação de mais de 20 mil membros da Associação Catarinense em cinco categorias: membros frequentes, membros não frequentes, membros que assistem em outra Igreja Adventista, Membros desaparecidos e Membros a Resgatar. Isso possibilitou que trabalhássemos o cuidado dos membros de acordo com sua condição, dedicando atenção e empenho àqueles que por vários motivos não estavam vindo à igreja.

Em apoio a isso, desenvolvemos vídeos educativos aos membros, orientando a respeito da importância de manter seu cadastro atualizado junto à secretaria. Tais vídeos foram veiculados nos canais digitais, sendo amplamente divulgados na internet.

Esse movimento de atualização propiciou uma grande apuração nas listas de membros nas igrejas de toda Associação. Passamos por um processo de atualização de secretaria que tornou nossos dados e informações mais precisos com intuito de melhorar nossas análises e tomadas de decisões. Durante a pandemia, as secretárias de departamentos da Associação realizaram um mutirão de ligações para todos os membros da Associação. Conseguimos entrar em contato com a maioria deles, a fim de oferecer auxílio para aqueles que estivessem em necessidade, além de atualizar dados e informações.

Algumas ferramentas foram desenvolvidas para melhor contabilização dos resultados e apresentação como o Power Business Inteligence (PowerBI) que nos possibilita análises de dados de forma cruzada, facilitando a correção de rumos e a elaboração de estratégias evangelísticas e discipuladoras mais eficazes.


No entanto, nada disso seria possível se não fosse a melhor de todas as ferramentas que possuímos - nossos secretários de igreja. O trabalho e o esmero na organização e no registro dos dados propiciados por cada congregação, bem como o nosso crescimento na forma de gerenciar e organizar.

Por meio de treinamentos presenciais de forma distrital ou regional e de treinamentos virtuais (antes e durante a pandemia), instruímos os secretários a cumprirem diversas metas e ações de excelência em secretaria mediante o Programa Secretaria Nota 1000. Atualmente, temos um percentual de 90% de nossos secretários cumprindo os requisitos de excelência.

Além disso, nossos(as) secretários(as) foram desafiados(as) a não apenas atualizar a lista de membros, mas também resgatar aqueles que se afastaram. Dessa forma, centralizamos, no sistema de secretaria, as listas de interessados pela igreja, empenhamo-nos para que cada secretário(a) possa trazer ou resgatar alguém para Cristo no decorrer de um ano, uma vez que é o bem mais precioso que Deus concede à Sua igreja e deve continuar sendo cuidado.

Neste quadriênio, no ano de 2017, no encontro de secretários que tivemos no Catre, foram eleitos secretários distritais, que tem sido um apoio e uma extensão ao atendimento de secretaria aos demais secretários, eles auxiliam no atendimento de forma prática por um sistema de discipulado a partir da Associação Catarinense.

Nossos novos membros precisam de toda a nossa atenção, não apenas até o batismo, mas principalmente depois dele. Por meio de um trabalho integrado com a Escola Sabatina, os secretários de igreja se envolveram em matricular todos os membros da igreja como alunos da Escola Sabatina, dando atenção especial aos novos membros.

Realizamos encontros distritais de novos membros e formulamos uma revista especial e prática a fim de que continuem aprendendo e possam desenvolver sua Comunhão com Deus, seu Relacionamento com o próximo para, então, cumprirem a Missão para a qual o Senhor os chamou.

Realizamos encontros conjuntos de secretários de igreja e de Escola Sabatina com o objetivo de integrar o trabalho e fortalecer o discipulado dos novos membros.


Mesmo que venhamos a cuidar e melhorar nosso processo de entrada de novos membros na igreja, tanto antes quanto após o batismo, ainda teremos a apostasia. Nesses últimos anos, após realizarmos o processo de atualização, constatamos que há muitos membros a serem resgatados. Assim, incentivamos ações como visitas, serenatas, encontros sociais, além dos tradicionais programas de Reencontro a fim de resgatá-los.

Neste ano, estamos incentivando as secretárias a escreverem a história da sua igreja no ACMS. Nosso objetivo é que cada congregação da AC tenha sua trajetória contada e registrada. Este é um trabalho pioneiro no Brasil para deixar gravado e jamais esquecido o que os primeiros membros de cada igreja fizeram para construir nossa história.

Enfim, reunimos as informações, registramos os fatos e organizamos os registros de tudo o que Deus tem feito pela Sua Igreja nas 242 congregações da Associação Catarinense. Hoje, podemos aprender e crescer com estas histórias e lembranças, pedindo que Deus faça o mesmo por meio de nós, assim cumpriremos a missão e o chamado que nos fez Até que Ele volte!

Treinamentos de secretárias das igrejas realizados 2017, 2018 e 2019.