Ministério Jovem / Música / Universitários / Comunicação

O presente relatório é, acima de tudo, a realidade do trabalho incansável de uma equipe de líderes locais, distritais e regionais, apaixonados e comprometidos pelo ministério jovem, pela música e pela comunicação. Líderes esses que com o apoio, o amparo e o direcionamento de seus pastores distritais, sob as bênçãos de Deus, realizaram, para a glória dEle, a edificação da igreja e da salvação de toda uma juventude, um trabalho cujos frutos seguirão sendo colhidos “Até que Ele Volte”.

Tudo o que foi feito no último quadriênio seguiu a missão de “Fazer Discípulos por meio da Comunhão, Relacionamento e Missão”, buscando de forma sistemática e progressiva, levar um maior envolvimento com a Igreja e sua Missão à juventude da Associação Catarinense.

Visando ao discipulado de uma geração e à formação de uma “Liderança Capacitadora”, foi implementado um sistema de Treinamentos e Capacitações:

# Programa de Formação Continuada voltado à equipe de Líderes Jovens Distritais e Regionais, composto de dois concílios anuais com propósitos bem definidos: FOCO, início do ano, planejamento prático do ano; INTENSO, meio do ano, avaliação e readequação do planejamento para o restante do ano.

# Realização do Save One (2017, 2018, 2019 – 2020 cancelado/pandemia), programa de treinamento do Ministério Jovem com ênfase na visão do “Cada Um Salvando Um”, destacando a busca por novas metodologias contextualizadas a um ambiente em que a didática e a solidez dos conceitos são a busca primordial.

#Realização da Maratona PDL (2020), fornecendo uma reciclagem aos líderes jovens, contextualizando-os ao novo Manual do Ministério Jovem.

#Realização de Simpósio Universitário (2017) e posterior adequação do programa de atendimento aos jovens Universitários em nível regional e local (2018, 2019 e 2020), visando a melhor organicidade 54 23ª Assembleia Quadrienal no processo de discipulado deste grupo, partindo de eventos pontuais para um discipulado contínuo.

#Implementação do projeto Sal na Web (2020), voltado ao discipulado de jovens missionários para o universo digital.

Esses treinamentos e capacitações supracitados tiveram como objetivo a implementação, a realização e/ou aperfeiçoamento das seguintes estruturas, programas e eventos:

#Fortalecimento da Escola Sabatina Jovem, tanto no aspecto físico (customização das salas) quanto na filosofia (Escola Sabatina como base de todas as ações de discipulado em Comunhão, Relacionamento e Missão).

#Desenvolvimento da visão do G148, buscando a criação de ministérios orientados pelos dons espirituais, voltados às necessidades locais (relevância).

#Realização de edições anuais da Missão Calebe de Verão (2017, 2018, 2019 e 2020), Inverno (2017, 2018 e 2019) e Missão Calebe ao Extremo (2020) como resposta à pandemia.

#Programa de Celebrações Locais, Distritais e Regionais como fórmula de Culto Jovem com ênfase no estímulo à missão, a partir de uma estrutura de Louvor, Oração, Testemunhos e Mensagem direcionados ao envolvimento dos jovens na Missão.

#Programa de Vigílias Jovens Regionais (2017, 2018, 2019) como fórmula de discipulado integral, tanto da liderança (aprender fazendo), quanto da juventude (aprender vivendo) mediante a abordagem de temas voltados aos desafios da juventude adventista sob a perspectiva da pós-modernidade.

#Realização dos “Bate Papos Pastorais” (2020) como resposta e adequação às restrições da pandemia, mas no mesmo objetivo das Vigílias Jovens, buscando dar respostas bíblicas para os dilemas da juventude.

#Realização de dois eventos anuais de motivação, inspiração e preparo para a missão, a saber: Celebra Calebe (antigo Planeta Calebe) voltado à motivação missionária do primeiro semestre e Vigília Adoradores, realizada no mês de julho, ao final da Semana de Oração Jovem, com intuito à motivação missionária do segundo semestre.

#Semanas de Oração Jovem, em datas alternativas de acordo com a realidade e o programa de cada distrito: julho (voltado ao encerramento dos Calebes de Inverno e focada nos estudantes universitários) e setembro (com foco na colheita para o batismo da primavera).

#Programa Vida por Vidas descentralizado do HEMOSC Floripa para as diversas regiões.

#Com o crescimento no número de grupos musicais, a realização a partir de 2017 de eventos de música regionais, a saber: 4 FEMUSAs regionais (2017), Incorporação dos Músicos nos programas de Celebrações e Vigílias Regionais (2018 e 2019), e a iniciativa Praise, com edições específicas (Praise Bandas, Praise Corais, Praise Trios, Praise Quartetos, Praise Trios) a partir de 2019.

#Participação no Campori de Jovens da USB FORTES realizado em 2018, na cidade de Curitiba.

#Realização do “Pacto de Gerações”, um programa de final de semana voltado ao diálogo intergeracional entre Liderança, Juventude, Pais e Filhos.

#Edições Anuais do Dia Mundial do Jovem Adventista.

#Realização do programa “Diálogo Musical” (2017, 2018, 2019 e 2020), em níveis local e distrital, abordando as questões sobre música de acordo com as diretrizes bíblicas defendidas pela Igreja Adventista, com o objetivo de alinhar a visão sobre música na igreja na Associação Catarinense.

Todas estas estruturas, programas e eventos, focados na missão de “Fazer Discípulos em Comunhão, Relacionamento e Missão”, alcançaram no Quadriênio os seguintes resultados:

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

O departamento de Comunicação da Associação Catarinense tem atuado, nesses últimos quatro anos, com o objetivo de desenvolver discípulos. Além do atendimento direto nas congregações, o setor trabalha mais intensamente com o grupo de distritais de comunicação e esses são incentivados a treinarem os diretores das igrejas locais. É um trabalho de discipulado que começa pelo departamento da sede administrativa, estende-se aos distritais, chega aos diretores locais e por fim mais pessoas são convidadas a se envolverem na missão. Ao todo, foram quatro treinamentos presenciais para os distritais, que ainda estiveram durante todo o ano recebendo material e conteúdo.

O incentivo à missão na área de comunicação pode ser evidenciado mediante a produção de conteúdo pelos diretores de comunicação, bem como membros leigos têm se arriscado na produção de vídeos e textos para colaborar com o departamento.

Um exemplo disso é a dedicação de Jônatas Goulart, de Lages, que, pelo incentivo da Associação Catarinense, produz notícias acerca do que acontece na serra catarinense. Suas reportagens, revisadas pela equipe técnica da AC, já alcançaram o site da Associação Geral (IASD Mundial), como é o caso da matéria publicada no dia 8 de junho com o título: Jovens da Serra distribuem lanche durante pandemia.

Na comunicação externa, a administração de crises tem sido bem-sucedida, mantendo o nome da Igreja Adventista do Sétimo Dia resguardada em meio a situações constrangedoras frente aos meios de comunicação. Com isso, o nome da igreja tem-se fortalecido pelas ações missionárias divulgadas pelos meios externos. São canais de TV, rádios, jornais e portais na internet propagando a mensagem adventista por meio de projetos sociais, pedagógicos e espirituais. Somente neste quadriênio, o nome da igreja foi difundido 92 vezes pelos veículos de comunicação externos como o que ocorreu no dia 8 de dezembro em que alunos do Colégio Adventista de Florianópolis – Unidade Estreito (CAF-E) participaram ao vivo do programa Jornal do Almoço, da NSC TV, sendo destaque um projeto pedagógico. No final da programação, fecharam ao vivo com uma linda canção de natal. Mais de 500 mil pessoas assistiram à programação de acordo com a base de pesquisa do IBOPE no período.

Ademais, com as redes sociais, temos crescido em divulgação a respeito de quem somos, do que fazemos e acerca do que almejamos, exemplo disso, é o facebook que em 31 de março de 2020, 31607 pessoas curtiram a nossa página, resultado das constantes publicações locais e nacionais sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ainda temos 5.500 inscritos no Youtube, o qual teve um grande papel nesta pandemia ao transmitir quase uma centena de lives para os membros em isolamento. Por isso, mantemos contas ativas e em crescimento no Instagram e Twitter. “Precisam fazer uso de todos os meios que sejam possíveis, para que a verdade seja proclamada de um modo especial e com clareza” (Evangelismo, p. 40).