Min. da MULHER / Recepção / AFAM

“Há para a mulher um mais elevado desígnio, mais grandioso destino. Ela deve cultivar e desenvolver as próprias faculdades, pois Deus as pode empregar na grande obra de salvar almas da ruína eterna.” Testemunhos para a Igreja 4: 642

Em conformidade com a orientação Divina, o ministério da mulher tem cumprido sua missão de manter, encorajar e desafiar as mulheres adventistas em sua peregrinação, como discípulas de Jesus Cristo e como membros da sua igreja mundial.

O carro chefe que nos leva às direções de crescimento e desenvolvimento é o projeto MEL e com base nele incentivamos o envolvimento na Comunhão, no Relacionamento, na Missão e no Discipulado por meio de treinamentos, investiduras, requisitos e classificações.

Almejamos a breve volta de Cristo e de uma maneira muito doce, assim como é a figura feminina, envolvemo-nos neste processo para apressar este momento glorioso. Nos gráficos a seguir, você terá as informações de quantidade, classificação e crescimento das Mulheres Evangelizadoras que levam Luz.

Trabalhamos com as coordenadoras distritais e as líderes locais por meio de treinamentos anuais, trimestrais e atendimentos no decorrer do ano, totalizando 663 treinamentos neste quadriênio.

No contexto da comunhão, um dos pontos altos do MM é a organização do Dia Mundial de Oração para as igrejas. Percebe-se um crescimento significativo neste quadriênio. Do ano de 2017, das 236 congregações 202 participaram deste dia tão importante, chegando a 85,59%; em 2020, das 243 congregações relatadas 217 participaram, atingindo 89,30%.

Para manter a comunhão diária, o MM envia aos grupos de WhatsApp a meditação da mulher em vídeo, bem como outros materiais comuns a fim de que as coordenadoras distritais e as líderes de cada igreja encaminhem a todas as irmãs.

A intercessão é incentivada dentro dos requisitos da MEL mas também nos grupos de oração que ocorrem, às vezes na igrejas ou nas residências. Além disso, temos as Quartas do Poder que acontecem uma vez no mês, nelas se desenvolve uma constância mensal de um assunto bíblico, bem como se fortalecem os dons das mulheres na pregação e/ou na música.

Retiros e congressos são promovidos para que, também no agrupamento, esta atmosfera espiritual seja vivenciada, ocorrendo tanto em nível de Associação quanto distrital e local. Neste quadriênio, o Ministério da Mulher da Associação Catarinense promoveu dois retiros espirituais de final de semana, dois retiros de final de semana, dois congressos regionais e e, em 2020, adaptamos os congressos presenciais em encontros virtuais.

Esses alcançaram 1.344 mulheres com os temas: Toque um coração, Alcance Seu mundo; Nele, com Ele, por Ele; Purifica-me e Ideias fantásticas de como se organizar para o Sábado.

Quando o assunto é Relacionamento, não podemos deixar de lado a mulher recém-batizada, essa é recebida pelo ministério da mulher local com uma pastinha de Boas-vindas com materiais importantes para o envolvimento dela nas atividades eclesiásticas. Incentivamos que a líder do MM organize uma celebração às aniversariantes, envolvendo-as no projeto ELAS, a fim de que tenham como foco a saúde como um todo. Não podemos deixar de lado os projetos com os quais elas se envolvem. Um deles bastante significativo é um projeto educativo chamado “Quebrando o Silêncio” que abraça mais de 50% das congregações e traz sempre um tema relevante para mulheres, jovens, adolescentes e até mesmo as crianças com intuito de levar a informação a escolas sejam elas públicas ou privadas e, também, a diversas instituições, Ateliês da Bíblia, Pequenos Grupo e também redes sociais. Envolvemos as mulheres na realização da semana santa e semanas de colheita.

O Sábado Missionário da Mulher Adventista é o resultado do envolvimento dela na missão de testemunhar diariamente acerca do trabalho missionário. Na semana que antecede o Sábado Missionário, elas saem com seus lenços e realizam vários ações que demonstram o amor de Cristo como visitas a orfanatos, a asilos, a irmãs afastadas, ajudam um vizinho, levam alimentos às famílias necessitadas, entregam flores e o livro missionário. Neste ano, não foi diferente, além de tudo, saíram às ruas e entregaram uma máscara com o livro missionário. E no Sábado Missionário trazem o resultado com batismos - momento em que as Amigas de fé multiplicam as discipuladoras. Fechamos o quadriênio com 2.329 amigas de fé.

RECEPÇÃO

Amar, Acolher, Atender e Acompanhar - Quatro palavrinhas que nos acompanham para mostrar qual o direcionamento que a equipe e a igreja devem ter no bom atendimento para ser representativo do modelo de Cristo. Incentivamos a realização do Sábado da igreja acolhedora e realizamos diversos treinamentos.

AFAM

A Área Feminina da Associação Ministerial atua basicamente com dois grupos: esposas de pastores e esposas de anciãos. É um trabalho de cuidado, orientação, aproximação, treinamento, direcionamento no qual se desenvolvem atividades do CRMD, baseado no tema deste período que foi Esposas com Paixão. Paixão por Deus, pela família, pela igreja e pela missão.

Neste quadriênio, realizamos sete encontros com as esposas de anciãos, com as quais mantemos contato por meio de visitas distritais e grupos WhatsApp. Já as esposas de pastores participaram de diversos encontros e concílios anuais, receberam visitas da diretora da AFAM, envolveram-se com a leitura de livros espirituais, livros voltados para família e projetos pessoais e missionários. Além disso, propusemos jornadas espirituais, calendário de oração, jejum e oração, testemunhos para meditação da mulher, bem como estão inseridas no Pequeno Grupo de Esposas de Pastor (PGESP), do projeto Elo do Bem voltado a ajudar alunos carentes em nossos internatos e outras instituições e do projeto Amigas de Fé para que uma apoie a outra.

Somos uma família que envolvem 60 esposas de pastor e, quando surge uma necessidade entre nós ou de alguém, dispomo-nos a ajudar. Em vista disso, priorizamos as esposas dos pastores aspirantes, realizando anualmente aulas acerca de um currículo próprio, sendo estudado antes da ordenação.

Posso dizer com segurança que o Ministério da Mulher, Ministério da Recepção e AFAM trabalham para apressar a volta de Cristo e Até que Ele volte, estes grupos estarão focados para viver o mais elevado desígnio de Deus para nós!