Min. da Criança / Min. do Adolescente

É indiscutível que o início da história do cristianismo começou com uma criança. Jesus teria o poder de vir a este mundo e realizar seus feitos e seus ensinamentos no momento que Ele quisesse; no entanto, a Trindade escolheu que Jesus nasceria como um bebê, cresceria aprendendo com a presença de uma família e teria seus conceitos firmados e alicerçados em sua adolescência, para prosseguir sua caminhada de discipulado ao longo da sua vida.

Já adulto, em muitos momentos, Jesus com todo carisma se referia às novas gerações com carinho. Esses ensinamentos nos fazem ter a convicção de que não devemos deixar de lado as Novas gerações e, sim, tê-los presentes em todas as ações realizadas em nossa comunidade religiosa, mas incluirmos nossas famílias neste processo da pregação do Evangelho.

O propósito deste relatório é mostrar que Deus tem honrado e colocado pessoas talentosas para que Seu Nome seja exaltado e que a Comunhão, o Relacionamento e a Missão, bem como o Discipulado das Novas Gerações passem pelas famílias, pelos líderes e atinja a comunidade em geral, resultando em uma geração comprometida e atuante. Procuramos incentivar os líderes, por meio do fortalecimento dos princípios e dos valores, a se envolverem com as Novas Gerações para serem sal e luz onde estiverem, mesmo de forma virtual a fim de se tornar em um Ministério que transborda amor, dedicação e paixão em tudo o que faz.

O MCA realizou 68 treinamentos com esse enfoque nesses últimos 4 anos. Isso dividido em 16 treinamentos anuais, com a presença de mais de 537 líderes MC e 483 líderes MA por ano, incluindo coordenadores, professores e distritais. Eles são capacitados e orientados em como trabalhar e dar suporte às Novas Gerações dentro e fora da Escola Sabatina, propiciando o envolvimento dos pais nesse processo, em que foram realizados 16 Congressos de Pais neste período.

Para chegar mais perto, foi estendido aos líderes Distritais a função de realizarem trimestrais, além disso ocorreram 1.759 treinamentos locais, consequentemente, esses momentos chegaram mais perto daqueles que melhor discipulam - a família. Esta parceria é fundamental, pois como sempre mencionamos nos nossos treinamentos, a Escola Sabatina alcança 1h em apenas e um dia por semana, já os pais têm esse privilégio diariamente. Procurou-se envolver de forma criativa e carinhosa as Novas Gerações nas Classes da Escola Sabatina.

As Classes de Escola Sabatina de adolescentes são o ponto de Encontro, além do aprendizado da lição, eles se organizam para serem mais relevantes em diversos aspectos. Essas Classes Ativas são chamadas Bases G148Teen e aqui, na Associação Catarinense, temos 110 Bases G148Teen.

Tendo como modelo Jesus, as Novas Gerações tiveram a oportunidade de crescerem em graça na COMUNHÃO, RELACIONAMENTO, MISSÃO E DISCIPULADO. Como também em ESTUDOS Escola Cristã de Férias – IASD Universitária BÍBLICOS. Assim, aproveitaram a oportunidade para realizar e participar de muitas ações. Nas ESCOLA CRISTÃ DE FÉRIAS, foram 3.687 crianças não adventistas alcançadas.

Muitos projetos foram propostos como o de mordomia, os Guardiões do Tesouro em que se envolveram 36 distritos. O Espírito de Profecia, o BEPTEEN, no qual 486 adolescentes semanalmente responderam a perguntas relacionadas a trechos do livro O Grande Conflito na linguagem de hoje. Além disso, as Novas Gerações empenharam-se na distribuição do livro missionário, distribuindo em todas as regiões no dia do IMPACTO ESPERANÇA.

Durante esse quandriênio, no projeto da SEMANA SANTA, 2.610 crianças participaram ativamente, divididas em 870 pequenos grupos, com o objetivo de mostrar o amor imensurável de Jesus por todos nós.

Somos seres criados à semelhança de Deus e, como cristãos, precisamos praticar o cristianismo diariamente. Com esse pensamento, organizamos alguns eventos nominados ADOLESC, um presencial e outro on-line, um CELEBRATEEN e um outro virtual chamado IDENTIDADE. Todos com foco na instrução e por meio da amizade, faremos a diferença na vida do outro.

Com certeza, Deus sempre será a fonte inspiradora, haja vista que Ele é o objetivo de toda a realização e o motivo de todas as ações que norteiam os planos e os projetos. Mesmo em meio a tantas dificuldades, citando o ano de 2020, no qual nos reiventamos com treinamentos remotos. Deus continuou nos abençoando, porque Ele não muda, sendo desejo dEle que as novas gerações sejam “um presente” para a nossa igreja. Que continuemos investindo recursos, tempo, a fim de desenvolver os dons e os talentos e, assim, capacitar líderes com o objetivo único de alcançar as Novas Gerações e suas famílias, tendo como propósito de envolvê-los e, só assim, apresentarem a verdadeira prática do cristianismo.