Educação / Liberdade Religiosa

Battle Creek, Michigan, 1872. O professor Goodloe Harper Bell estava à frente de 12 alunos iniciando a primeira escola adventista do mundo. Apenas dois anos depois, cerca de 400 alunos testemunhavam o crescimento deste braço da missão adventista, que muito em breve ganharia o mundo. A Educação Adventista chega, em 1896, ao Brasil, decorrido 124 anos, somamos 512 escolas espalhadas pelo território nacional, sendo 7 delas na Associação Catarinense.

A Educação Adventista testemunhou duas guerras mundiais, diversas crises globais, além de pandemias como a gripe espanhola e o novo Coronavírus. Com a bênção de Deus, enfrentamos cada desafio e sabemos que outros tantos ainda estão por vir.

Em tudo, vemos a mão de Deus dirigindo e sustentando Sua obra. Não obstante, somos gratos a tantos homens e mulheres, que dedicaram suas vidas à missão de educar. Excelência acadêmica, aliada a uma sólida base espiritual: Eis o segredo para formar cidadãos pensantes, úteis a Deus, à pátria e ao próximo, tanto no presente como no amanhã. Preparamos nossos alunos para que sejam “senhores e não escravos das circunstâncias, homens que possuam amplidão de espírito, clareza de pensamento, e coragem nas suas convicções”. (Educação, pág. 17 e 18).

Esse relatório apresenta algumas das conquistas e das realizações do último quadriênio. Que Deus continue abençoando e dirigindo a Educação Adventista na Associação Catarinense. Seguiremos sob a Direção de Cristo, Até que Ele volte!

NÚMERO DE ESCOLAS E COLÉGIOS

Temos em nosso Campo sete unidades escolares, sendo três escolas e quatro colégios, atendendo 4.844 alunos.

INVESTIMENTOS REALIZADOS

Visando a melhores condições de atendimento e de qualidade acadêmica, durante esse quadriênio foram investidos R$ 40.075.422,21 (quarenta milhões, setenta e cinco mil, quatrocentos e vinte e dois reais e vinte e um centavos) em melhorias na estrutura física, pedagógica de novas unidades como Criciúma e Palhoça.


SEMANA DE ORAÇÃO/CRIACIONISMO

Nossas escolas e colégios oferecem duas semanas de oração ao longo do ano em que crianças, adolescentes e jovens envolvem-se nesta programação que visa ao fortalecimento espiritual de nossos estudantes.

SEMANA SANTA

A programação de Semana Santa tem sido um destaque em nossas unidades. Com programas de alto nível, encenação da paixão de Cristo e a participação dos alunos concluintes do Ensino Médio. Essa programação tem sido um diferencial na vida dos estudantes, bem como um apelo ao coração dos pais e familiares a fim de que aceitem a Cristo como Senhor e Salvador.


BATISMOS

A Educação Adventista fundamenta-se na Bíblia e faz a diferença na vida das pessoas. Por meio do ensino cristocêntrico, alunos e familiares têm a oportunidade de conhecer a Jesus, terem suas vidas transformadas pelo poder de Deus e se unirem à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esse fato evidencia os resultados de batismos de alunos e familiares que testemunham publicamente sua decisão de entrega a Cristo.


LANÇAMENTO DE MATRÍCULA

A programação de lançamento de matrícula é um encontro anual, marcante, pois proporciona aos servidores a unidade de rede, o comprometimento com a missão e a motivação para alcançar as metas propostas. Atualmente temos 368 funcionários que são motivados a pregar para alunos mediante a missão da Educação Adventista.

SOLETRAÇÃO

O Concurso de Soletração foi criado com o objetivo de incentivar a leitura, despertar o interesse pela Língua Portuguesa, enriquecer o vocabulário, efetivar uma comunicação eficiente com a pronúncia clara e a escrita correta das palavras. Nosso intuito é desenvolver o conhecimento pedagógico de forma divertida, mas não competitiva a fim de incentivar alunos(as) na busca por mais conhecimento.

FORMAÇÃO CONTINUADA

A qualificação profissional de nossos colaboradores, em todos os setores da escola, tem sido uma das nossas prioridades, pois proporciona o crescimento da equipe. O programa de Formação Continuada acontece no início de cada ano por um programa de ensino a distância oferecido pela Universidade Corporativa Adventista. Além das capacitações remotas, oferecemos presencialmente modalidades diversificadas de qualificação, bem como durante o ano letivo o acompanhamento mensal dos docentes, a fim de priorizar o desenvolvimento intelectual para oferecer uma educação de qualidade.

BILÍNGUE

O programa bilíngue foi implementado como projeto piloto no ano de 2016. A primeira escola escolhida em toda a USB foi o Colégio de Florianópolis – Centro, iniciando as atividades com 26 alunos no Pré 4 anos e, assim, gradativamente. Atualmente, temos 630 alunos participantes do programa integrando as unidades do CAF-C, CAF-E, CAIT e EAC. A Educação Adventista tem como princípio fundamental, no projeto bilíngue, formar missionários, ensinar os mesmos conteúdos educacionais

Capacitação de professores e funcionários 2020 - CATRE em duas línguas, por meio do Ensino Bilíngue, ou seja, nossa premissa é que os alunos que fazem parte do programa saibam ouvir e falar, ler e escrever bem como improvisar nas línguas portuguesa e inglesa. Habilidades essas que são decisivas no futuro de cada um dos estudantes.

ESCOLA PALHOÇA

A primeira etapa da escola terá capacidade para 1150 alunos e 7.943,49 m² de área construída. Com áreas integradas à natureza e aos espaços projetados pensando no desenvolvimento, no conforto e na criatividade do aluno. A escola será um diferencial na região e apresentará soluções sustentáveis como energia solar, no reaproveitamento da água da chuva, bem como traz nos pátios a iluminação natural. A escola contará ainda com espaços que agregarão a formação do aluno de forma criativa e prática como uma sala maker, uma brinquedoteca infantil e, também, um espaço criacionista. Por fim, com o objetivo de atender à igreja e à comunidade, a escola possuirá um auditório com capacidade para 1000 pessoas e uma ampla área de estacionamento.

ESCOLA CRICIÚMA

Com 4346.93m² de área construída, a primeira etapa da Escola Adventista de Criciúma possui capacidade para 880 alunos. Com uma área ampla de embarque e desembarque, os alunos são recebidos em segurança e tranquilidade pela equipe educacional. Pensando numa experiência diferenciada para o aluno, a escola possui pátios integrados com a natureza por meio de jardins e um viveiro, uma biblioteca com espaços flexíveis para as atividades da turma e salas de aula aconchegantes com mobiliário ergonômico. Com o intuito de trazer a sustentabilidade para o dia a dia da escola, a edificação apresenta telhado e parede arborizados a fim de reaproveitar a água da chuva, traz janelas protegidas por brises, além de painéis de energia solar.

ESCOLA DE PAIS

A Escola de Pais tem como instrumento imprescindível o desenvolvimento pedagógico, intelectual e espiritual dos filhos. Além de trazer orientações acerca da compreensão e das dificuldades em cada etapa, facilitando, assim, a formação de uma identidade saudável por meio de uma educação completa.


LIBERDADE RELIGIOSA

Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa foi um departamento estabelecido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1889. O objetivo principal é tomar medidas positivas para proteger e promover a liberdade religiosa como direito fundamental. Isso inclui liberdade de consciência e de crença, liberdade de culto e liberdade para as atividades irrestritas da Igreja.

Constituímos na Associação Catarinense o Fórum Regional de Liberdade Religiosa (FORLIR) e elegemos pelos menos um líder para essa área em cada distrito pastoral. Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais esse departamento, realizaram-se treinamentos regionais, envio de materiais, orientações mediante canais de comunicação via WhatsApp, e-mails e LIVES. Para 2021, será realizado, no mês de abril, um congresso interdenominacional, envolvendo Associação Catarinense e Associação Norte Catarinense.

AGRADECIMENTOS

Ao recapitular a história e cada passo do progresso até o momento atual, podemos dizer - Louvado seja o nosso Deus! Agradecemos aos administradores de nosso campo pelas orientações e pelo apoio e a todos os servidores da Rede Educacional Adventista da Associação Catarinense pela dedicação, pelo compromisso e pelo senso de missão. Nosso muito obrigado, que o Senhor recompense a todos.